Conheça o Rodrigo

     Nasci em 1978, na cidade de Fortaleza, Ceará, sou casado há 11 anos e pai do Lucas, que hoje tem 4 anos de idade. Meu pai é economista e contador. Minha mãe é licenciada em Letras. Ambos formados na Universidade Federal do Ceará (UFC), ambiente onde se conheceram na década de 60. Neste ano de 2019 completaram 50 anos de união e companheirismo.

     Pela mesma Universidade me formei Engenheiro Agrônomo em 2002 e concluí o mestrado em Irrigação e Drenagem dois anos depois. Em 2007 finalizei meu doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). 

     Ao final desse mesmo ano cheguei a Bento Gonçalves para participar do concurso no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-BG), hoje Campus Bento Gonçalves do IFRS. Esse processo para mim foi bastante peculiar pois durante o mesmo perdi a minha avó materna. Apesar do momento de consternação, mantive a determinação e o desejo de fazer parte desta instituição. Uma vez aprovado, entrei em exercício em fevereiro de 2008, há quase doze anos.

     De lá para cá, muita coisa aconteceu. Atuei em diversos cursos como professor e estabeleci parcerias de trabalho com vários servidores e estudantes. Nessa trajetória, trabalhei junto aos cursos Técnico em Agricultura, Técnico em Zootecnia, Técnico em Viticultura e Enologia, Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio, Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia e Especialização em Viticultura. Atualmente leciono nos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e de Tecnologia em Horticultura e no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

     Também coordenei projetos de pesquisa e extensão que obtiveram destaque institucional e impactaram na comunidade... Além disso, tive experiência de gestão como Diretor de Pesquisa e Extensão no Campus Bento Gonçalves de junho de 2010 a janeiro de 2011. De janeiro de 2011 a julho de 2014, assumi a Direção de Pesquisa e Inovação. Logo em seguida, atuei junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PROPPI) por um ano, como Diretor de Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico. Em julho de 2015 me desliguei da PROPPI para a realização de um Pós-Doutorado na University of California, Davis(UC Davis), de agosto de 2015 a julho de 2016.

     No conjunto desta caminhada resumidamente descrita, uma das experiências mais importantes para mim foi poder articular todas essas dimensões, ensino, pesquisa, extensão e gestão, transformando vidas, a minha e a de muit@s estudantes e servidor@s.

Acompanhe nas redes sociais:
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social